Pular para o conteúdo principal

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO PARA MACONHA




A Maconha (Cannabis Sativa) é a droga ilícita mais usada mundialmente e também no Brasil, observa-se o crescimento no uso desta droga principalmente entre estudantes e universitários.

Estudos recentes mostram evidências de que o uso precoce da Maconha é um preditor de uso nos anos subsequentes, 90% das pessoas que fizeram uso na adolescência, continuaram a usar posteriormente caracterizando-se, dessa forma, como dependentes da maconha.

A Dependência Química da Maconha vem sendo diagnosticada há algum tempo nos mesmos padrões das outras substâncias. Comparada a dependência de outras drogas, um entre dez indivíduos que usaram maconha na vida se tornaram dependentes em algum momento do período de quatro a cinco anos de consumo. Não se pode esquecer o fato de que o uso da Maconha geralmente vem associado ao consumo de álcool e outras drogas, aumentando e potencializando o risco da dependência química.
As evidências em inúmeros estudos mostram que o uso prolongado pode acarretar alterações cognitivas sutis nas funções cognitivas superiores da memória, atenção, organização e integração de informações complexas. Essas alterações podem afetar o funcionamento do dia-a-dia. Dentre outras, o Dependente Químico da Maconha pode desenvolver Comorbidades Psiquiátricas, como por exemplo a Esquizofrenia, a Depressão e a Ansiedade.

O uso da Maconha tem papel duplo no desenvolvimento da Esquizofrenia além de ser a droga ilícita mais utilizada por essa população. O consumo da Maconha atualmente vem sendo considerado um fator independente para o surgimento de psicoses crônicas, sendo que as chances de ter Esquizofrenia é 2,8 vezes maior para os Dependentes Químicos da Maconha. Estudos relatam que 42% dos pacientes com Esquizofrenia fizeram uso da Maconha anteriormente, e cerca de 23% são Dependentes Químicos ativos da Maconha.

O Dependente da Maconha também está sujeito a desenvolver comorbidades clínicas como bronquite crônica, e a longo prazo fazendo o uso, as vias respiratórias vão sendo danificadas podendo ocasionar um câncer no pulmão.

Apesar da Maconha ser considerada pelos Dependentes Químicos como uma droga ou substância natural, seus efeitos e consequências revelam que ela é perigosa tão quanto qualquer outra droga psicoativa.

O Tratamento da Dependência da Maconha deve ser realizado em uma Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos, onde o paciente receberá o atendimento e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar especializada em regime de internação. Basicamente, o tratamento da Dependência da Maconha consiste inicialmente no afastamento do paciente daquele ambiente que tem propiciado a liberdade de fazer o uso da droga, por isso é muito importante a Internação do Dependente Químico para realizar o Tratamento. Concomitantemente é iniciado a avaliação e Tratamento dos quadros depressivos e ansiosos transitórios bem como o acompanhamento psiquiátrico, psicológico e terapêutico propiciando a mudança comportamental e ensinando o Dependente Químico a resolver seus problemas e crises psicológicas e emocionais
.
Cerca de 80% dos pacientes em Tratamento por Dependência Química da Maconha chegam à uma Clínica de Recuperação através da Internação Involuntária. Este fato é devido ao dependente desta droga não reconhecer e não perceber o quão prejudicial está sendo para sua vida e sua família permanecer no uso constante dessa substância entorpecente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estágios do Impacto da Dependência Química na família !

  A dependência química vem mobilizando o sistema de saúde e ganhando visibilidade devido à complexidade na solução desse problema.   Um número considerável de pessoas residentes em centros urbanos, tanto no Brasil, como no mundo, consome de forma abusiva substâncias psicoativas. Constata-se que, além de uma doença, a dependência química é um grave problema de saúde pública necessitando da atuação em busca de estratégias para a prevenção, o acompanhamento e o tratamento dos usuários e familiares. Estágios do Impacto da Dependência Química na Família Frente à percepção do uso de drogas por seu familiar, a família passa a conviver com esta realidade e sofre por não saber lidar com os problemas ocasionados pela drogadição, passando por  quatro estágios  sob a influência das drogas que, devido à singularidade e subjetividade de cada uma, podem não se apresentar no mesmo processo em todas elas. No  1º estágio , há predomínio do  mecanismo de defesa da negação . ...

Revive - Há 22 Anos Salvando e Vidas!

Como as famílias podem ajudar ou prejudicar a recuperação de um dependente químico !

  A família é um dos principais pilares para a recuperação do dependente químico, sendo corresponsável pelo tratamento e reinserção social de seus entes ou pelo possível fracasso do processo de recuperação. O sucesso da recuperação depende em parte do suporte emocional e disposição que os familiares precisam ter para ajudar o dependente químico a entrar em recuperação e a disposição para se submeterem a um processo terapêutico. Não é nada inusitado que os familiares se tornem codependentes e é incomum que eles percebam que seus comportamentos agravam a situação do dependente químico, pois suas atitudes são normalmente confundidas com: bondade, amor e proteção. A codependência se caracteriza por um distúrbio acompanhado de ansiedade, angústia e compulsão obsessiva em relação à vida do dependente químico. Pode-se dizer que familiares que se tornam codependentes também apresentam uma forma de dependência, não de substâncias, mas sim do vínculo com o dependente químico. Esses sentiment...