Pular para o conteúdo principal

A DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL (ALCOOLISMO)



O Alcoolismo é uma doença caracterizada pela Organização Mundial da Saúde que afeta a saúde física, o bem-estar emocional e o comportamento do indivíduo. É um problema de saúde pública mundial que atinge cerca de 15% da população brasileira, de acordo com levantamento realizado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Estudos realizados no Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO) revelam que pacientes alcoólatras procuram com mais frequênc
ia um tratamento clínico ambulatorial sem a necessidade de internação ao invés de procurarem uma Clínica de Recuperação para Alcoolismo com profissionais especializados, o que dificulta a reabilitação do Dependente do Álcool.
O álcool é uma droga lícita, de fácil acesso e baixo custo, o que dificulta o indivíduo a perceber que está dependente e procurar uma clínica de recuperação para iniciar o tratamento do alcoolismo.
Infelizmente, a Dependência de Álcool é sub-diagnosticada, além de a doença ter difícil tratamento. Outro fator problemático é o diagnóstico e o estabelecimento de tratamento adequado tardios, o que piora o prognóstico e propicia uma falsa ideia de que pacientes Dependentes de Álcool raras vezes se recuperam, o que não é verdade, se realizado um tratamento correto e respeitado o tempo de desintoxicação, é possível uma Reabilitação do Alcoolista.
Dentre as consequências do Alcoolismo estão o risco de o dependente desenvolver doenças como cirrose hepática, hepatite alcoólica, distúrbios mentais, depressão, agressividade, doenças no esôfago e intestino que dificultam a absorção de alimentos provocando uma desnutrição do Alcoólatra.
A intoxicação alcoólica aguda é uma condição clínica transitória decorrente da ingestão de bebidas alcoólicas acima do nível tolerado pelo indivíduo, o que produz alterações psíquicas e físicas suficientes para interferir em seu funcionamento normal. Seus estágios variam de embriaguez leve a anestesia, coma, depressão respiratória e óbito. É importante observar que as mulheres atingem níveis sanguíneos mais elevados do que o homem devido a seu maior grau de gordura.
As alterações de comportamento da Dependência Química do Álcool incluem exposição moral, comportamento sexual de risco, agressividade, labilidade de humor, diminuição do julgamento crítico, funcionamento social e ocupacional prejudicados.
Há também um aumento da suscetibilidade a violência, ideação suicida e tentativa de suicídio. O beber está fortemente associado a ideação suicida, e, em mulheres, isso pode ocorrer até mesmo com o beber ocasional.
O Alcoolismo também é responsável pela maioria dos acidentes de trânsito com vítimas fatais e sua abstinência também pode levar o dependente a óbito, ou seja, o simples fato de interromper bruscamente o uso do álcool sem acompanhamento profissional pode levar o usuário de álcool a morte. O álcool apesar de ser uma droga lícita, só fica atrás da heroína em número de óbitos por abstinência.
O Tratamento do Alcoolismo é realizado Clinicas de Recuperação em regime de internação onde o alcoolista será atendido e acompanhado por equipes multidisciplinar de especialistas da área composta por médico psiquiatra, psicólogos, enfermagem e terapeutas, onde será realizado de início um mapeamento comportamental da individualidade do paciente e elaborado um plano terapêutico para identificar e tratar todas as áreas envolvidas no processo que fez com que o alcoólatra iniciasse e permanecesse no uso abusivo da substância, entendendo suas necessidades e ajudando-o a tornar-se receptivo a receber o tratamento e apoio adequados ao seu caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO PARA JOGO PATOLÓGICO

Apostar em jogos de azar é um comportamento de origem remota no mundo e de frequência elevada no atual Brasil, o sonho é ficar rico do dia para a noite. Do jogo do bicho aos videogames , passando por cassinos, corridas de cavalos, videopôquer e bingo, o jogo é praticado como forma de lazer. Em 1.850 antes de Cristo, já haviam regras inseridas no código de Hamurabi restringindo o jogo . Na Bíblia também aparecem registros sobre o jogo no Livro de “Números”, Antigo Testamento. Essa atividade lúdica e banal de apostar em jogos de azar , porém, pode transformar-se em um comportamento que foge ao controle do indivíduo, caracterizando-se como Dependência em muitos aspectos similar à Dependência Química de drogas e álcool como por exemplo a abstinência e a tolerância, justificados por um possível substrato fisiológico comum dessas dependências. A Dependência em Jogos, ou Jogo Patológico, foi formalmente reconhecida como um comportamento patológico segundo critérios psiquiá

UM SETEMBRO DIFERENTE

  A pandemia provocou mudanças em toda a sociedade. O aumento das pressões emocionais no isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19 são alguns dos desafios. Falar de saúde mental é mais urgente que nunca. A conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio no país. Acolher sem criticar, conversar sem julgar, compreender os sentimentos daqueles que passam por momentos de tristeza, ansiedade, medo ou sensação de solidão fazem parte da filosofia das Clínicas Revive, mas todos podem incorporar essas atitudes no seu dia a dia. Com um amigo, um colega de trabalho, um familiar… com quem esteja precisando ser profundamente escutado. Acesse nosso site:  https://clinicasrevive.com.br 

Estágios do Impacto da Dependência Química na família !

  A dependência química vem mobilizando o sistema de saúde e ganhando visibilidade devido à complexidade na solução desse problema.   Um número considerável de pessoas residentes em centros urbanos, tanto no Brasil, como no mundo, consome de forma abusiva substâncias psicoativas. Constata-se que, além de uma doença, a dependência química é um grave problema de saúde pública necessitando da atuação em busca de estratégias para a prevenção, o acompanhamento e o tratamento dos usuários e familiares. Estágios do Impacto da Dependência Química na Família Frente à percepção do uso de drogas por seu familiar, a família passa a conviver com esta realidade e sofre por não saber lidar com os problemas ocasionados pela drogadição, passando por  quatro estágios  sob a influência das drogas que, devido à singularidade e subjetividade de cada uma, podem não se apresentar no mesmo processo em todas elas. No  1º estágio , há predomínio do  mecanismo de defesa da negação . A família e o usuário vivenci